quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

:: Lui Muritiba ::


LUI MURITIBA, cantor, compositor e instrumentista da cidade de Muritiba no recôncavo baiano, começou sua carreira participando em festivais intercolegiais, fazendo vários shows no interior e fora do Estado. Lui é convidado pela Polygram para a gravação do seu primeiro LP “Vôo Rasante”, faixa título de uma composição que traduz a essência do seu trabalho artístico musical.


Premiado na voz de melhor intérprete do carnaval baiano, Lui agitou nos Trios Elétricos pelas avenidas de Salvador.
Por três anos, foi cantor, compositor e diretor artístico do bloco Saku-Xeio, um dos primeiros blocos a se apresentar em Salvador, lançando um compacto por ano, sempre com participações especiais como Moraes Moreira, Armandinho Macedo etc.
Com produção independente, lança seu segundo LP intitulado Brilhaê, música bastante executada nas rádios locais, recebendo elogios da crítica especializada pelo seu ritmo eletrizado em ijexá. Com esse sucesso, Brilhaê passou a ser bloco onde Lui atuou por três anos, dividindo o palco com a “Cor do Som”, premiado como melhor cantor, e da música mais executada  “Mais, muito mais”, gravada na CBS em compacto com sucesso a nível nacional.
Participou do carnaval no bloco e trio “Luz”. Em 1986 , foi premiado juntamente com a banda Reluz , com troféu “Vivaldo Conceição” por melhor conjunto e musicalidade.
Em 1991, volta aos estúdios WR, para gravar o terceiro LP que leva o seu nome e traz na essência o reflexo de sua volta aos palcos, em especial da Bahia, com muito mais amadurecimento e o desejo maior de novamente dar a seu público, o que entende ser o melhor, além de muito suingue. Indicado pelo Troféu Caymmi, conseguiu o prêmio máximo na música “Cem Mil Réis”, em melhor arranjo de Paulinho Andrade.
Lança seu quarto LP gravado e mixado na Pró Áudio , intitulado “Em Movimento”, no ano de 1993. Com a participação especial da percussão do Araketu foi gravada a faixa “O telefone tocou novamente”, sucesso radiofônico.
Buscando outros caminhos, mudou-se para Minas Gerais criando as trilhas sonoras de espetáculos teatrais encenados pelo grupo Caro como: O Grande Mentecapto de Fernando Sabino, E Por Falar em Amor de Marina Colassanti; Capitães de Areia de Jorge Amado, que obteve sucesso em várias capitais do Brasil, e também no Paraguai e na Argentina.Compôs a trilha sonora da peça Zélia Gattai, na adaptação dos livros Um Chapéu para Viagem e Anarquistas Graças a Deus.


Com o grupo de Dança Êxtase, criou a trilha do espetáculo Dançares e Capitães de Areia. Na MPB sua criatividade e talento musical se imprimem nos boleros, baladas, canções, sambas, forrós, ijexás e frevos. Sua música romântica é intensa não só pela sua linha melódica, que toca profundamente os corações e enternecem os sentidos quanto pela sua alegria e carisma aparecem nas composições de ritmos quentes.



Com o Projeto para 2006, Romances e Canções, Lui procura divulgar as grandes obras da literatura brasileira ao público jovem do ensino médio, incentivando-os a leitura dos livros, através da apresentação de catorze músicas, donde cinco de sua autoria em shows acústicos executados em teatro, onde haverá a distribuição de 3.000 cd’s para os estudantes. Espera-se através desta proposta despertar os estudantes para o aprofundamento do conhecimento da literatura brasileira.


Seu projeto Tantos Carnavais leva para o folião “pipoca” uma opção diferenciada com muita qualidade musical. Nos últimos três anos relembrou ao público grandes sucessos dos antigos carnavais, cantando desde tradicionais marchinhas como Ala lá ôJardineira,Lambretinha aos clássicos Máscara Negra e Bandeira Branca e sucessos atuais.


Já no São João sua Banda Forrança mostra ritmos como xote, baião, galope, xaxado, dentre músicas de sua autoria. Apresenta clássicos do canto nordestino e sucessos consagrados no São João por grandes nomes como: Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Adelmário Coelho, Targino Gondim e Jackson do Pandeiro.Têm sido presença em festas juninas na Praia do Forte, Jequié, Camaçari e na sua terra Muritiba para citar alguns.




Em “Tema do Encontro”, show MPB acústico atual, o cantor compositor e instrumentista Lui Muritiba mostra suas belas canções que falam de amor. Sua música romântica é intensa e as letras que falam do amor de forma singular. É um show com predominância de cordas e sopros. Lui canta outros ritmos como boleros, baladas, blues, country, samba-canção. Nesta viagem, homenageia o escritor Fernando Sabino, em duas magníficas músicas que fazem parte da trilha sonora criada por ele para o espetáculo teatral ‘’O Grande Mentecapto’’. Vôo Rasante, Sufoco, Tema do Encontro, O Teu Tom são algumas das canções mais marcantes do show. Em Tema do Encontro, o compositor instrumentista, compartilha com o público suas canções de rara beleza.
Lui faz sucesso tanto nos palcos como nos trios elétricos, por ser um artista que não impõe limites à sua criatividade, deixando fluir todo o seu talento.

2 comentários:

  1. Sou da epoca do Brilhae, que bom ver que esta com novo trabalho, onde posso encontra para comprar seu CD?

    ResponderExcluir
  2. Vixi sou da epoca de Voo Rasante, toquei muito na noite essa musica!!!

    ResponderExcluir