terça-feira, 8 de dezembro de 2009

|| Ivan Bastos ||


O músico Ivan Bastos desenvolve trabalho como instrumentista (contrabaixo elétrico e violão), compositor, diretor musical e arranjador, e une a formação em música erudita - está no último ano de Licenciatura em Música, na Universidade Federal da Bahia – a uma grande experiência com música popular brasileira e jazz. Em seu currículo constam composições gravadas por outros músicos e grupos musicais como o Pata Masters, da Alemanha, em seu trabalho Pata Bahia, pela cantora lírica Andréa Daltro, pela cantora Claudia Cunha, além do trabalho realizado com o Grupo Garagem, do qual faz parte e com o qual gravou muitas de suas composições. Entre os trabalhos realizados com o Garagem, nos últimos 25 anos, constam um LP de 1989, intitulado Grupo Garagem e um CD de 1992, Kokoro no Uta.



O último registro com o Grupo Garagem foi o CD Courana – Folclore Baiano, em 1997, no qual Ivan assina os arranjos de cinco das oito músicas gravadas. Com o Grupo Garagem apresentou-se nos principais eventos da cidade do Salvador: Festivais de Música Instrumental, de 1983 a 1990; Projeto Pixinguinha; Feira dos Municípios; Comemoração dos 10 anos da TV Bahia. No exterior apresentou-se com o Grupo Garagem em Los Angeles (USA), no California Institut of Arts and Musician Institut. Com outros músicos e grupos se apresentou no Canadá, Estados Unidos e diversos países da Europa. Acompanhou diversos músicos instrumentais e outros compositores como Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Márcio Montarroyos, Nivaldo Ornellas, Raul Mascarenhas, Raul de Souza, Nico Assunção, Arthur Maia, Gilson Peranzetta, Paulinho Braga, Vítor Biglione, Robertinho Silva, Paulo Moura, Léo Gandelmann, Marcos Ariel. 



Trabalhou também com os instrumentistas internacionais Jeff Gardner, dos Estados Unidos, Nicola Stillo, da Itália e Norbert Stein, da Alemanha. Participou do show de Bob McFerrin em Salvador, em 2008, juntamente com o Grupo Garagem, acompanhando o referido músico. Criou composições para espetáculos de teatro, dança e cinema. Alguns desses trabalhos mais recentes: Sagração da Vida Toda, de Cristina Castro com o grupo Viladança, a peça O Despertar da Primavera, encenada pelo Grupo de Teatro dos Novos, do Teatro Vila Velha, dirigida por Gil Vicente Tavares, e para a trilha do filme Cega Seca, de Sofia Federico. Coordenou, por diversas vezes, com o sambista Edil Pacheco, o tradicional Dia do Samba, que acontece anualmente em Salvador-Ba, atuando como instrumentista e co-diretor musical de apresentações das quais participaram Paulinho da Viola, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, João Nogueira, Jamelão, Dona Ivone Lara, além dos tradicionais sambistas baianos, os quais também acompanhou em outras ocasiões: Batatinha, Riachão e Ederaldo Gentil. Acompanhou em shows intérpretes nacionais como Elza Soares, Bibi Ferreira e Emílio Santiago e os artistas baianos Claudia Cunha, Ana Paula Albuquerque, Ione Papas, Paulinho Boca-de-Cantor, Marilda Santana, Alexandre Leão, Carlinhos Cor-das-Águas, Tuzé de Abreu; os cantadores nordestinos Gereba e Dinho Oliveira; o repentista Bule-Bule e muitos outros. Com a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentou concerto em comemoração aos 20 anos do Grupo Garagem, atuando como instrumentista e tendo seus arranjos orquestrados por Luiz Brasil e Jacques Morelenbaum. Ivan foi indicado pelo Troféu Caymmi, importante prêmio da música na Bahia, em mais de uma categoria, sendo premiado como melhor instrumentista e pela melhor composição. Em novembro de 2005, ficou entre as 14 finalistas do Festival da Rádio Educadora da Bahia, com a Música "Xote da Varanda". Em 2006, teve sua música “Coração de Sonhador”, novamente selecionada entre as melhores 50 músicas desse mesmo festival. Em 2008, em Salvador, realizou a direção musical de um grande evento, o Show dos Direitos Humanos, do qual participaram artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro, Chico César, MV Bill, Geraldo Azevedo, Ilê Ayê, Olodum, Jards Macalé e outros. Atualmente, participa da Jam Session do Museu de Arte Moderna da Bahia, como parte da banda fixa, e vem desenvolvendo trabalhos como instrumentista, diretor musical e arranjador em CDs e shows, além de continuar produzindo intensamente como compositor, não só de músicas instrumentais, mas de canções em variados ritmos brasileiros.



Um comentário: